Facebook

Qual o melhor ar-condicionado para casa

qual-o-melhor-ar-condicionado-para-casa.jpg Thinkstock

É difícil suportar as altas temperaturas sem a ajuda de um bom ar-condicionado. Mas, nem todos são adequados para os cômodos. Existem diversos tipos com os mais variados preços e algumas regras devem ser seguidas antes do aparelho ser adquirido. Precisa-se ter em mente, principalmente, onde quer colocar o aparelho e qual o tamanho do local. 

Veja também 
Cuidados com animais de estimação no verão
 
Como cuidar das plantas no verão
 
Aromas para levantar o astral da casa

Leve sempre um papel com a medida do ambiente e informações básicas como: se bate muito sol, ou se muitas pessoas se reúnem no local. Isso é importante para o vendedor auxiliar na compra. Um ar-condicionado pode custar de R$ 700,00 até R$ 3.000,00, defina sua faixa de preço a gastar, o que também pode ajudar. 

Fala-se muito sobre o BTU/h e em como ele afeta o funcionamento do aparelho. Isso acontece porque ele está relacionado diretamente com a potência do ar. Portanto verifique sempre se está de acordo com o ambiente com a ajuda do vendedor.

Ar-condicionado de janela ou de parede

É comum encontrarmos esse aparelho instalado em apartamentos, já que é ideal para ambientes pequenos devido a sua baixa potência. É um dos modelos menores e mais em conta do mercado, a única desvantagem é que é possível escutar um ruído constante quando está ligado.

O máximo de capacidade que ele atinge é até 30 mil BTU/h. Dentro do aparelho fica, tanto o condensador responsável por esfriar o ar, como o evaporador.

Split de parede

Silencioso e com um consumo baixo de energia é o sonho de muitas pessoas, porém é necessário reservar um espaço da casa apenas para ele. Apesar do custo benefício a longo prazo, sua instalação precisa ser com um profissional especializado e é necessário uma tomada de 220V, tornando o processo um pouco mais caro. Ele é divido em duas partes: o condensador, que fica em uma parte externa do local, e o evaporador, que fica na parte de dentro.

É possível também climatizar mais de um cômodo escolhendo o aparelho Multi Split. São vários aparelhos que podem ser colocados em locais diferentes e ficam interligados em um único sistema de refrigeração, ideal para ambientes grandes ou com muitos cômodos.

qual-o-melhor-ar-condicionado-para-casa-01.jpg Thinkstock

Ar-condicionado portátil

É o mais prático e pode ser transportado para todos os lugares. Quase não faz ruídos, porém é um dos que possui menos potência e um custo alto. É mais indicado para o quarto, pois não precisa de instalação e pode ser retirado do local quando necessário.

Mantenha o ar-condicionado limpo

Não adianta só resfriar o ambiente e se esquecer da saúde. É comum os filtros de ar acumularem fungos, bactérias e ácaros depois de um tempo. A limpeza deve ser feita, no mínimo, de 3 em 3 meses. Porém, quando o uso é contínuo, como no verão, o período de limpeza recomendado é a cada 20 dias e a manutenção a cada 6 meses.

Aprenda também como escolher ventilador e climatizador.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.